Você sabia que a sua casa pode estar cheia de fungos e bactérias que podem fazer mal para a sua saúde e da sua família? É isso que mostra um estudo feito pela Fundação de Pesquisa para Saúde e Segurança Social (FESS), em parceria com a Universidade de Barcelona, na Espanha.

A pesquisa revelou que o banheiro é o lugar mais contaminado da casa, mas também é o local que normalmente mais limpamos, então não é tão perigoso assim para a nossa saúde. O problema, então, são os lugares que poucas vezes lembramos de limpar, que consequentemente juntam sujeiras e microrganismos.

Quer saber quais são? Então continue a leitura e confira a seguir os nove lugares mais contaminados por bactérias dentro de casa e o que fazer para se proteger.

Quais os lugares mais contaminados por bactérias dentro de casa?

1- Banheiro

O banheiro é o lugar que mais precisa de atenção na hora da limpeza. Afinal, ele é usado para várias funções que envolvem germes.

O estudo entrevistou mil famílias espanholas e descobriu que só 56% limpam o banheiro todo dia. E só 32% desinfetam o cômodo!

É sempre importante lembrar: não basta limpar, o ideal é desinfetar, porque uma superfície limpa ainda pode estar cheia de germes invisíveis. Por isso, usar desinfetante durante a faxina do banheiro é extremamente importante para eliminar as bactérias.

2- Esponjas e panos de cozinha

A cozinha também é um lugar que precisa de cuidado na limpeza. Os germes se concentram principalmente nas esponjas e nos panos. Eles ficam úmidos e sujos, o que favorece a proliferação dos germes.

A pesquisadora disse que os germes podem ficar até duas semanas em uma esponja úmida. Por isso, troque as esponjas e os panos com frequência e lave-os muito bem!

3- Pia

A pia da cozinha tem 100 mil vezes mais germes do que o banheiro. O estudo mostrou que 14% das pias tinham mais de um milhão de bactérias por metro quadrado.

A pia fica cheia de louça e restos de comida, que são um prato cheio para os germes. Portanto, não deixe a louça acumular na pia e limpe-a bem depois de usar, combinado?

4 – Torneiras, banheiras, máquinas e geladeiras

Esses lugares também ficam úmidos e com restos de comida ou de sabão, que atraem os germes. Na borracha da máquina de lavar e da geladeira, por exemplo, pode aparecer mofo ou bolor. Eles são difíceis de limpar e podem causar alergias.

5- Escovas de dentes e seus copos

A boca tem centenas de microrganismos, que podem passar para a escova de dente quando a gente usa. Bactérias como estafilococos, coliformes, pseudomonas, levedura, intestinal e até fecais podem ficar na escova de dente.

O estudo garantiu que 80% das escovas de dente examinadas tinham milhões de microrganismos que podem fazer mal para a saúde. Por isso, trocar a escova de dente a cada três meses e guardá-la em um lugar seco e limpo é tão importante.

6- Chão

Quem nunca deixou cair um pedaço de comida no chão e pegou de volta, achando que não tinha problema? Mas isso pode ser perigoso, viu?!

O chão da nossa casa é um dos lugares com mais bactérias. Inclusive, muitos deles vêm da rua com os nossos sapatos. E os especialistas alertam que os microrganismos precisam só de dez segundos para “colonizar” um pedaço de comida que cai no chão.

Por isso, varra e passe pano no chão todos os dias e, sempre que possível, use um produto de limpeza capaz de eliminar bactérias durante a faxina.

7- Tábuas para cortar

De acordo com o estudo, até 20% das infecções alimentares acontecem dentro de casa, e os germes que causam isso podem estar nas tábuas para cortar alimentos.

A dica é lavar as tábuas muito bem após o uso, com água corrente, detergente e esponja. Depois, secá-las por completo e guardá-las em um local apropriado.

8- Maçanetas

Elas são usadas uma vez ou outra ao longo do dia, mas são bem fáceis de se esquecer na hora da limpeza da casa. Por isso, as maçanetas se tornam lugares propícios para o acúmulo de germes.

Mais que isso, os especialistas consideram que elas desempenham um papel importante na transmissão de vírus, como o da gripe e outros que provocam doenças respiratórias.

9- Dispositivos tecnológicos

O teclado de um computador ou a tela de um celular podem chegar a ter 30 vezes mais microrganismos do que um banheiro limpo.

Isso porque as telas de celulares, os telefones, controles remotos e outros dispositivos estão em constante contato com nossas mãos. A dica é higienizar as mãos com frequência, mesmo dentro de casa. Uma alternativa é sempre deixar um álcool gel à vista.

Sua casa sempre protegida com Ypê Antibac!

Agora que você já sabe quais são as “zonas esquecidas” da sua casa, saiba que protegê-las dos visitantes invisíveis é mais fácil do que parece!

A Ypê Antibac é uma linha de produtos de limpeza capaz de manter a sua casa livre de bactérias, germes e vírus, garantindo a saúde da sua família.

Além da ação bactericida, que elimina 99,99% das bactérias, a Ypê Antibac oferece vários outros benefícios, como controle de odor e fragrância com óleos essenciais.

Proteja o seu lar com Ypê Antibac!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe!

Compartilhar

Este artigo foi útil? Avalie

Recomendados